Com isso, o exame supletivo antes aplicado pelo estado começa a obedecer às regras nacionais. Neste formato, os candidatos fazem as provas por área de conhecimento e não por disciplinas. Segundo o Subsecretário de Planejamento da Educação da SEE, Godofredo de Oliveira Neto, a parceria vai permitir ao estado economizar recursos.
De acordo com ele, até o ano passado, o exame custava R$ 4 milhões aos cofres do estado. Com a parceria, o custo ficará em torno de R$ 1 milhão. As inscrições para o Encceja podem ser feitas pela internet a partir de segunda-feira (10). O prazo encerra no dia 17 de setembro.
Para se inscrever, o candidato deve informar o endereço completo e ter em mãos um documento oficial de identidade (RG, Habilitação ou Carteira de Trabalho) e o número do CPF.
Provas
Quando se cadastrar em qualquer uma das disciplinas pertencentes a uma área de conhecimento, o candidato estará, automaticamente, se inscrevendo na prova referente aquela área. Ao concluir o processo, deverá imprimir o comprovante de inscrição. São quatro tipos de provas para cada nível (fundamental e médio), todas com 30 questões.
Nos dois níveis de ensino, a prova I terá uma redação. Mesmo já tendo sido aprovado numa disciplina, o candidato terá que responder às questões referentes a ela, pois a aprovação se dará pelo conjunto da prova. Serão considerados aptos os candidatos que obtiverem o índice de proficiência igual ou superior a cem, numa escala que vai de 60 a 180.
Os exames acontecem em dois dias. No dia 1 de dezembro, um sábado, serão aplicadas as provas do tipo III e IV. A partir das 14h, os candidatos respondem às questões de ciências naturais (IV) e história e geografia (III) do ensino fundamental.
No mesmo horário, os inscritos para o ensino médio respondem às questões de ciências da natureza (IV) - biologia, física e química- e ciências humanas (III) -história, geografia, filosofia e sociologia.
No dia 2 de dezembro, é a vez das provas do tipo I e II. Os candidatos do ensino fundamental fazem a prova (I) que reúne língua portuguesa, língua estrangeira (inglês), educação artística, educação física e redação, a partir das 8h. Às 13h, acontece o teste (II) de matemática. No ensino médio, a prova (I) de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, redação, língua estrangeira moderna – inglês e espanhol -, artes e educação física) começa às 8h. A prova (II) de matemática acontece às 13h.
Requerimentos
Para os candidatos que querem concluir o ensino fundamental, é exigida a idade mínima de 15 anos até a data da prova. Os que pretendem fazer os testes para o ensino médio precisam ser maiores de 18 anos. Os candidatos já aprovados em algumas disciplinas e que não optarem pelo Encceja poderão realizar os exames no formato anterior nos Centros de Estudos Supletivos (CES) a partir de outubro, conforme regulamentação a ser divulgada pela Secretaria de Educação.
O resultado do Encceja 2007 será divulgado na primeira quinzena de fevereiro. Os certificados parciais ou provisórios estarão à disposição dos candidatos nos postos de atendimento em até 30 dias após a entrega do requerimento. Já os certificados de conclusão estarão prontos em até 90 dias após o pedido. O candidato que tiver qualquer exigência na documentação não poderá receber o certificado.
É uma falta de respeito da seerj com os q fizeram o provão do encceja ano 2007 pois o resulta é igul a: perna de cobra e enterro de anão q vÊ morre. Assim esta a esperança dos q fariam diversos concuros até quando vamos ter q esperar sera q o resultado de 2007 sira junto com o de 2008.
ResponderExcluir