Os pensionistas do INSS já estão recebendo a primeira parcela do 13º salário. Com o dinheiro na mão, surge a dúvida: o que fazer com essa renda extra? Pagar dívidas, fazer novas compras ou economizar?
A aposentada Ivone Maia tem 77 anos e é viúva. Há três dias, ela recebeu a primeira parcela do 13º salário: R$ 190. Dinheiro que não conseguiu economizar - o benefício já foi gasto com a compra de remédios.
“Com a segunda parcela do 13º, eu vou comprar meus remédios e tentar guardar um pouco”, planeja.
Especialistas alertam que o 13º salário deve ser usado primeiro com:
1- O pagamento de dívidas, como cheque especial e cartão de crédito
2- É importante guardar parte do dinheiro para uma emergência como a compra de remédios e tratamentos de saúde
3- A outra parte deve ser para o pagamento das despesas do início do ano e os gastos extras do Natal
“Você recebe metade do 13º e depois tem um reforço no final do ano. Isso é importante, porque a pessoa pode pegar esse dinheiro, caso não tenha dívidas, e economizar. Para esse público de aposentados, a melhor opção de investimento ainda é a caderneta de poupança”, explica o economista Roberto Zentgraf.
É o que um casal costuma fazer: Dona Odelita e Seu Arnaldo Vasconcelos estão programando uma viagem para Salvador no fim do ano e desde já estão economizando. Ela ainda não recebeu a primeira parcela do 13º salário, mas já sabe o que vai fazer com o dinheiro.
“Primeiro, pagar o IPTU. Depois vamos pagar o imposto da casa que nós construímos. E em terceiro lugar, uma quantia para a volta da viagem ou vou ficar na Bahia”, brinca Dona Odelita.
Seu Arnaldo espera agora a segunda parcela do 13º, que também já tem destino certo. “Você sabe que tem um dinheiro reservado para qualquer contingência. Então, é a nossa segurança e nesse ponto estamos bem organizados”, orgulha-se.
Rio de Janeiro: Tentando fazer milagres com a primeira parcela do 13º
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar